Phantasmagoria é um clássico do terror que merecia um remake

Se você acha que Resident Evil e Silent Hill revolucionaram o gênero jogos de terror, você certamente não conhece o clássico: Phantasmagoria. Lançado para PCs e Sega Saturn em 1995, o game revolucionou ao apresentar atores reais em cenas de violência e apelo sexual, tornando-se um dos primeiro jogos proibidos em diversos países.

Phantasmagoria usava atores reais para as cenas do game (Foto: Divulgação)

O enredo do jogo contava a história de Adrienne (interpretada pela atriz Victoria Morsell) que se muda com o marido para uma mansão em meio a uma ilha. O que eles não sabiam é que o local era palco de acontecimento sobrenaturais que irão acabar com o sossego do apaixonado casal.

Com um sistema point and click, o jogo era praticamente um filme. Tamanha era a quantidade de cenas, que o game era vendido em sete cds, algo considerado raro para a época. Isso acabou resultando em um número considerado baixo de vendas, pois muitas lojas elevavam o preço do game devido a quantidade fora do normal de cds.

Outro fator que contribuiu muito para o número de vendas pouco considerável era a polêmica em torno do título. Diversas lojas foram proibidas de vender o jogo, que chegou a ser banido em alguns países como a Austrália – conhecida pela grande restrição a jogos com apelo sexual e violência gratuita.

Phantasmagoria foi proibido em alguns países pelo forte apelo sexual (Foto: Divulgação)

Phantasmagoria ganhou uma sequência em 1997 chamada Puzzle of Flash. Entretanto, o jogo foi muito criticado pelo enredo curto e limitado, sem ter os mesmos elementos do primeiro título, como o clima de tensão durante toda a jogatina.

Queremos o clássico de volta!

Vivemos um momento em que jogos no estilo point and click chegaram de vez aos consoles. A Telltale é uma das principais empresas que investem nesse gênero. The Walking Dead e Jurassic Park são dois jogos da produtora que reforçam essa tese. Com isso, não é dificil imaginar um cenário para Phantasmagoria nos consoles de hoje.

A sequência de Phantasmagoria não agradou ao público (Foto: Divulgação)

Também seria interessante ver o clássico do horror em um game no melhor estilo Heavy Rain, repleto de decisões pelo caminho até o grande final – lembrando que Phantasmagoria possuia apenas um final, mas Adrienne poderia morrer em diversos momentos do jogo.

Não precisaríamos de atores gravando por meses em cenas com um fundo Chroma key. As cenas de animações de hoje podem reconstituir atores e cenários com um realismo que chega a confundir os mais desavisados.

Porém, se um dia alguma produtora revolver ressuscitar o clássico sem qualquer modificação, vale a pena conferir, principalmente para aqueles que nunca tiveram a oportunidade de jogar este clássico do horror.

Via Techtudo

Deixe um comentário